segunda-feira, 9 de abril de 2007

TrairZônia


Por ocasião da apresentação do nosso Beto Quirino, ator local, participando da minissérie AMAZÔNIA, passei a acompanhar os capítulos da segunda fase da série. Beto, com seu Cesarino, um sanfoneiro boa praça, terminou por "ganhar" um núcleo mais "mole" na trama. De "mole" entenda-se como leve, menos tenso, um nucleo com mais "festa". Afinal, é ele, Cesarino que anima as noites dos seringueiros.
Mas creio que o núcleo que se destacou nesta segunda fase foi o núcleo do "chifre", por assim dizer. Nunca, em tão pequeno espaço, se traiu tanto e em tão poucos capitulos. Foi chifre com força, tudo isso dado aos ventres quentes das mulheres insaciáveis do Acre de Glória Perez. Apesar dos homens terem aspecto mais "acreanos" as mulheres pareciam ter saído de uma boite de Ipanema, prontas pra qualquer obra.
Vejamos: Coronel Augusto (Humberto Martins, magistral) manda o irmão buscar a noiva no Rio de Janeiro e Leandro (Dan Stulbach...razoável) se apaixona por ela e ela, Risoleta (Julia Lemmertz), por ele. No nucleo de Beto Quirino, Romildo (Marcelo Faria) bota chifre no amigo sanfoneiro ficando com sua esposa Belinha (Fernanda Paes Leme), faz até uma armadilha pra ficar com a "colocação" e a mulher de Cesarino. Morre o urso!
Coronel Augusto, por sua vez, já tem uma transa certa com Anália(Leticia Spiller...dificil achar uma acreana tão "acariocada") mulher de Tiburtino (Ernani Moraes, revelando-se um grande corno!) braço direito do Coronel. Já Tiburtino pra não ser descoberto como ladrão do próprio coronel, ofereçe sua gostosa mulher ao capataz de Augusto, Raimundão (Oswaldo Mil, que fez Zé Cristo no filme de Vânia Perazzo, Por Trinta Dinheiros). Contabilizaram as traições? Ainda tem Ramiro (Caio Blat, que pensa que é filho de um boto...Eita chifre inusitado!) que acolhe em sua casa o seringueiro Heraldo (João Miguel, bom!) que passa a perseguir a esposa do dono da casa Ciça (Camila Rodrigues, estonteante!)...Até que morre de uma quase chifrada!
Como viram, por trás da heróica hístória dos Brasileiros determinados e fortes a manter o estado do Acre parte do território do Brasil, tem muito chifre e mulher sem vergonha! Ah, Glória Perez, o Acre que te julgue!
Mas a traição com o povo do Acre e do Brasil não acaba aí. Agora na terceira fase, vem a traição do governo contra este acreano nato, Chico Mendes, que o Brasil deixou morrer!

2 comentários:

Guy Joseph disse...

Cristovam: já adicionei um link para o seu blog, em todos os meus blogs.
Abraços
Guy Joseph
PS. acesse http://www.fotoseeventos.blogspot.com

escambando disse...

Cristovam, quando estávamos fazendo a leitura do texto na sala, durante o workshop, Ernani foi o primeiro a gritar: "Eu vou ser corno nessa história", daí eu disse: "Calma Ernani que nem o coronel escapou", cara, foi uma zorra só...
Fiquei muito feliz com o seu comentário.
P.S. o endereço do blog no meu email não está pegando porque está selecionado até a palavra "Esta". Trate de endereitar esse negócio
no mais um xêro