quarta-feira, 18 de abril de 2007

Sem Imitação não tem HUMOR




Os meninos maluquinhos do Pânico na TV, Rodrigo Scarpa (Vesgo) e Ceará (Silvio) conseguiram uma “autorização” do Silvio Santos de verdade para fazer imitação dele. O prazo acaba agora dia 11 de maio e parece que Silvio Santos, o de verdade, não vai prorrogar! O próprio Silvio, o de verdade, proibiu Tom Cavalcante de imita-lo. Corre a boca miúda que Lula quer impedir Shaolim de copia-lo tão perfeitamente. Ana Maria Braga anda irritada com Tom Cavalcante por imita-la tão “igualmentemente”. Chico Anysio, o grande, o enorme, o talento (ah, se não fosse tão chato!!!) imitava a torto e à direito. Foram mais de 200 personagens e muitos deles inspirados em personalidades reais como o pastor Tim Tones (copiando Rex Hurbard) ou o deputado Justo Veríssimo (claramante imitando o ex senador paraibano Humberto Lucena). Poxa, tem um comediante americano que imita George W. Bush...Parece com ele, até! E lá, a liberdade de expressão (a única coisa boa dos americanos) não impede nada disso. Já imaginaram o humor sem imitações, o que seria de mim e o “meu” Dom Marcelo Carvalheira ou se o senador Mão Santa mandasse João Claudio Moreno (PI) se calar? Coitado do Aramís Trindade, ator pernambucano, se Ariano Suassuna o proibisse de imita-lo? Gente, imitar é arte. Tanto é que quando a imitação é boa mesmo ou o imitado se irrita ou faz melhor: sai pela tangente e aceita a homenagem. Delfim Neto, ex ministro guardava todas as charges e caricaturas dele na parede do seu escritório. Se sentia homenageado.
Se essa onda de neguinho sair por aí cancelando tudo o que é imitação o que vai ser do humor? O humor é essa outra face da moeda. Se a vida fere o humor confere e ainda faz-nos rir.
Nós humoristas temos todo direito de imitar quem a gente quiser! Tô certo?

6 comentários:

Anônimo disse...

Tá certissimo....quem não tem sentido de humor....não é gente!
A imitação que mais gosto é a que fazes do Lula...perfeita!
Que viva a liberdade de expressão!
Beijo

Linaldo Guedes disse...

certíssimo, cris... isso é coisa de quem não admite democracia, apesar de se arrotar democrático...abraços

Anônimo disse...

É isso aí. A propósito, Justo Veríssimo foi reconhecidamente inspirado em Humberto Lucena, e não em Wilson Braga. Valeu.

Cristovam Tadeu - Humorista disse...

Isso. Humberto Lucena. Agora é vc que tá certo, certíssimo!
Cristovam

Anco Márcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anco Márcio disse...

Eu faço uma imitação perfeita de minha voz e de meu andar...Vale?Ou eu já sou uma imitação...Ou a gente deve "recusar imitações"?