sexta-feira, 1 de junho de 2007

A Incapacidade de Criar e a Capacidade de Copiar


Em Recife tem um bairro chamado Torre, aqui também tem. Se dependese do deputado Walter Brito a nossa orla urbana era igualzinha a de Boa Viagem. Quando fizeram o Shopping Recife trataram logo de fazer um aqui nos mesmos moldes (se bem que shopping é tudo igual). As bandas de forró de plástico são tão ruins que se copiam em tudo. Nós éramos uma Capitania Hereditária só, a de Itamaracá, que reunia os 3 estados PE,PB e RN...Com as guerras entre índios e colonizadores vieram as divisões e João Pessoa ficou encruada entre duas cidades que cresceram muito. Por isso, como cidade menor, tinhamos que ter as outras como exemplo, tal qual um filho copia os pais. Seja pro bem, seja pro mal.


Por isso, há muito tempo os habitantes da nossa cidade tendem a copiar o que é bom e ruim das nossos vizinhos, de alhures e até de nós mesmos.


Tem gente que se vê um carro novo na garagem do vizinho, trata logo de trocar para um igual ou melhor. No comércio a máxima é: Não penso, logo, copio! Quando chegou a onda de lojas de computadores todo mundo viu grande futuro naquele comércio. Trataram de abrir lojas em todo buraco da cidade. A maioria fechou, claro...Quem tem competência é que se estabelece, já dizia meu falecido pai. Depois veio a onda de lojas de celulares. Nossa...Em cada esquina tinha uma, quando ainda não existiam as bandeiras Oi, Claro, etc...Os imitadores, ou melhor, loucos pra ganhar dinheiro na nova moda, fecharam as portas. Ficaram os comptetentes que estão aí até hoje. Já pararam pra perceber quantas Churrascarias tem na cidade?? E espetinhos??? Quando morava em Intermares tinha uma Padaria bem bacana. Em menos de um ano apareceu outra construção a 50 m dessa. O que era??? Outra padaria!! Barracas de açaí? Já temos um monte. Graças a Deus teatro não dá dinheiro nessa terra, senão ia ter um em cada esquina. As rádios se copiam entre sí ao ponto de, se vc girar o dial não perceber qual rádio é a qual? Programa de meio- dia com entrevista de politicos? Quase todas as rádios têm. Não existe opção porque não existe uma palavrinha bacana chamada: criatividade. Sem ela tudo fica pasteurizado, no pior sentido da palavra. Recentemente a minha amiga Ruth Avelino viu um dos seus melhores projetos ser copiado descaradamente. Sua festa mensal chamada Assustado (que nos remete aos bailinhos de adolescentes e a musica dos anos 70), realizada no Parahyba Café, está sendo copiada. Já teve um "Assustado" (aspas minhas) no Jangada Clube e agora tem uma outrafesta chamada Discoteke (sic!) que faz rifugo da mesma e animada tertúlia da minha comadre Ruth e o que é pior: Vai ser realizada mensalmente no...Parahyba Café. Como diria Robin, do Homem Morcego: "Santa falta de criatividade, Batman!" O cerebro é um conjunto de nervos, neurônios e músculos que existe na cabeça de todo mundo, geralmente atrás dos olhos e entre as duas orelhas. Dentro, viu? Vamos usa-lo, sob o risco de viramos uma mera Xerox das idéias alheias.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mais 10 pontos..Cristovam!
Só para rematar,resta apenas dizer que quando abre algo decente aqui na cidade,dura pouco tempo,a exemplo de muitos estabelecimentos de qualidade que abrem e rapidamente fecham suas portas por falta de cliente!
O povo gosta mesmo é de Breguices....infelizmente!
Bem haja quem tem bom gosto e criatividade!
Carla Freire

Chico Lero Brown disse...

Porra Cristovam, tu é foda não erra uma!!. Concordo com vc em número e grau, assino embaixo. Essas pessoas são movidadas pela inveja, olho gordo, lucro imediato, não tem amor pelo que faz, por isto são infelizes. Em uma sociedade onde roubar, enganar, trair, se dar bem, deixou de ser imoral, ilegal, passou a ser padrão moral(absurdo!!), fica quase impossível esperar alguma inovação, criação, pensar no novo, no diferente. Pra esta bosta de sociedade, imitar, copiar, piratear é mais "legal"...(sic)

Anônimo disse...

É Cristovam hoje pago uma cadeira de economia "faço Direito" e quero te dizer que existe até nome decente pra essa falta de criatividade, segundo os estudiosos da economia é livre concorrência e quem gerou, criou e viu crescer para logo em seguida assistir o nascimento de várias cópias... que vá ...tomar café. Antes do CTRL C, CTRL V o nosso amigo Pereira Nascimento já dizia "aqui nada se cria tudo se cópia" Bjus e um excelente final de semana!!!! Obs. Ainda não vi o teu clone!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prezado Cristovam, gostei do seu texto e peço autorização para publicar em nosso site.
Um abraço
Rômuo Gondim

Unknown disse...

Romulo e demais...
Fiquem a voltade para publicar onde quiserem, desde que digam a fonte.
Abraços
CT