Indignado! Bastante indignado fiquei com uma matéria do Bom Dia Brasil (sexta, 13 de agosto) sobre os faróis das praias do Rio Grande do Norte. No meio da matéria, o competente (claro, sempre foi !) repórter da Globo Nordeste, Francisco (ou Fracixxsco como falam no Recife?) José dizia que a praia de Touros, no estado citado, é o “ponto mais extremo do Brasil, o ponto mais perto da África!”. Quase caí duro no chão da minha sala vendo aquilo. Como é? Quer dizer que o que aprendemos desde criança foi jogado no lixo? Desde pequeno que sei que a Ponta do Seixas aqui na nossa cidade é um dos pontos mais extremos do Brasil ao leste. Ao oeste é a nascente do Rio Moá ou Serra da Contamana (no Acre com o Peru), ao sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul e ao norte temos a nascente do Rio Ailã no Monte Caburaí em Roraima e ao leste, nós na Ponta do Seixas o ponto mais perto do continente africano.. Tá lá no wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil).
O Chico José, de Recife, tava tão perto que nem sabia!
Não é de hoje que os potiguaras tentam “roubar” nossas belezas. Sempre que vou à cachoeira do Roncador, em Pirpírituba, ouço dizer que sempre que guias turísticos de Natal vão lá levar seus guiados, dizem que a queda d´água mais famosa da Paraíba é deles, pode?
Não admito. O que é nosso tem e deve ser preservado. Que a praia de Touros pode ser considerada um extremo do Brasil, sim, pode. Lá é a curva do país, mas não o ponto mais oriental do Brasil, vejam a diferença no mapa acima que puxei do Google Earth (viva a internet!)
Como diria Fuba, somos a Porta do Sol sim!
Desde a virada do milênio, os potiguares, digamos, mais espertos, tentam nos roubar o título de extremo. Extrema falta de respeito a deles.Vamos parar com isso, minha gente, vamos defender o que é nosso com todas as letras e música: “Somos a Porta do Sol, desde país tropical, somos a mata verde a esperança, somos o sol do extremo oriental”
Não é de hoje que os potiguaras tentam “roubar” nossas belezas. Sempre que vou à cachoeira do Roncador, em Pirpírituba, ouço dizer que sempre que guias turísticos de Natal vão lá levar seus guiados, dizem que a queda d´água mais famosa da Paraíba é deles, pode?
Não admito. O que é nosso tem e deve ser preservado. Que a praia de Touros pode ser considerada um extremo do Brasil, sim, pode. Lá é a curva do país, mas não o ponto mais oriental do Brasil, vejam a diferença no mapa acima que puxei do Google Earth (viva a internet!)
Como diria Fuba, somos a Porta do Sol sim!
Desde a virada do milênio, os potiguares, digamos, mais espertos, tentam nos roubar o título de extremo. Extrema falta de respeito a deles.Vamos parar com isso, minha gente, vamos defender o que é nosso com todas as letras e música: “Somos a Porta do Sol, desde país tropical, somos a mata verde a esperança, somos o sol do extremo oriental”
P.S. - Faça um teste: Digite Ponta do Seixas no Google e veja o resultado!
21 comentários:
Um pouco mais de amor por esta terra já seria suficiente para que nenhum aventureiro tentasse lançar mão das nossas riquezas assim, tão impunemente e tão desavergonhadamente.
O Sol vai continuar a nascer primeiro em João Pessoa
Aqui dizemos que vozes de burro...não chegam aos céus
Parabéns por defender nossa terra, mas eu li a matéria impressa do site do jornal e na fala dele, ele não fala em extremo oriental, mas sim no ponto do Brasil mais próximo da África, e por incrível que pareça é verdade. Pode medir no Google maps
Ola,
Eu percebo dois pontos nessa matéria.
Primeiro a opinião de uma reporte, que pode estar errado, tudo bem, mas que esta sendo tratado com certo preconceito.
Acho desnecessário as ofenças se o intuito é defender o seu ponto de vita e a cidade de João Pessoa, cidade maravilhosa, que nós pernambucanos adoramos.
Quanto ao mapa que você postou, falta colocar onde fica a outra ponta, que é justamente lá em cima, mais próximo de Natal.
http://explorehorizons.weebly.com/uploads/1/7/8/2/1782907/mapa-mundi-mapa-mundo.gif
Esses paraibanos é que são burros mesmos, moram numa terra maravilhosa, mas, as pessoas de lá não entendem nada....nem pra interpretar uma reportagem... é demais. Outro povinho ruim de serviçoé o carioca, se acham a bala por morar numa cidade linda, mas, a violência e a prostituição reina por lá...Igualmente é o povin de São Paulo se acham a merda e vivem a criticar os nordestinos, mas, quem construiu e contrói akela buça fomos nós nordestinos!!!! Ningúem tem humildade pra nada... Viva os estados mais carentes e discriminados, pois, estes sim merecem prosperar...
Povin de Sum Pulo vocês são SUDESTINOS!!!!!
FUCK OFF!!!
Ok, você só esqueceu de analizar a costa africana e medir a distancia de Ponta do Seixas a Africa, que, apesar de ser o extremo leste do Brasil CONTNENTAL, não esta mais perto da Africa do que Touros, pois o recorte do litoral africano distancia-se de Ponta do Seixas. Portanto, do Brasil continental a Africa continental e mais perto de Touros do que de Ponta do Seixas. Outro fato e que, os arquepelagos são os extremos absolutos do Brasil. Sendo assim, uma ponta sem nome da Ilha do Sul do arguepelago de Martim Vaz e o ponto leste mais extremo do Brasil. Conclusão; Touros, no Brasil continental e mais a ponta mais próximo do continente africano, Ponta do Seixas e o extremo leste do Brasil continental e uma ponta sem nome da Ilha do Sul no arguepelago Martim Vaz e o extremo leste absoluto do terrtorio brasileiro. Reparem que são três coisas distintas. Vale!!! Luiz
EXCELENTE COMENTARIO LUIZ.. PARABENS
vc é um IDIOTA!!!
ok , Luiz muito bem comentado , tava pensando como ia postar aqui sem atacar ninguem , pois achu isso muito errado somos todos brasileiros!!!
Sou Hallyson (PU7KDX) potiguar e tenho uma casa em touros , estou aqui hoje pq estou com um amigo fraças em minha kza e cheguei hoje de TOUROS, eu disse a ele q touros era a ponta mas proxima da africa , ele me disse q tinha escultado naum era .... então vim pesquisar ! e conseguir explicar tudo pra ele! brigado galera abraças de um Potiguar . sempre alerta!
Realmente é uma pena que as pessoas tenham tanta dificuldade em interpretar um texto. O repórter dá a notícia certinha (o que nem sempre acontece), falando no PONTO CONTINENTAL MAIS PRÓXIMO DA ÁFRICA, e o cara lê PONTO MAIS ORIENTAL DO BRASIL. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E ainda se dá ao trabalho de cortar uma imagem de satélite e criar um blog, lamentável. Mas isso é fruto da nossa péssima educação, que não privilegia a leitura e interpretação de textos. Por isso é tão difícil pro "povo" passar num concurso público.
Meu amigo nao entendi a sua reclamacao, vc diz uma coisa depois vem com outra... o reporter falou do RN que tem o ponto mais proximo da africa ou do ponto extremo oriente ? Todos nos sabemos que o extremo oriental fica na ponta do Seixas e que detem o segundo ponto mais proximo da africa... No RN existe o primeiro ponto que fica no Cabo de Sao Roque e o terceiro ponto que fica na ponta do Flamengo. Nao sei que aperreio seu eh esse em perder o titulo de extremo oriental mais proximo e falando dessa maneira assim raivosa dos Potiguares e dos Guias de Turismo ?! Trabalho com turismo e mando bastante gente para Natal e todos que voltam falam que o povo de Natal divulga muito a Paraiba e vendem o passeio a Joao Pessoa. O povo de Natal adoram os paraibanos .
caro amigo,
Vc está confundindo o ponto mais a leste da América, no caso, a Ponta Seixas no Cabo Branco, João Pessoa,PB, com o ponto mais próximo da América à África e à Europa, no caso, a Ponta Gorda, no Cabo de São Roque, Maxaranguape,RN.
É uma questão física (passe uma simples régua entre os mapas) e não uma questão de usurpação.
É o ponto mais oriental do Brasil, sim. Só não é o mais próximo da África.
Concordo com alguns que comentaram aqui. Uma coisa é o ponto extremo Leste das Américas, outra é o ponto mais próximo do continente africano. Uma simples observação no google maps ou google earth pode desfazer essa dúvida. Acho também que o autor foi infeliz ao colocar essas pendengas bairristas. Eu mesmo, sou de Olinda - PE e adoro a Paraíba, vou a João Pessoa sempre que posso e sou engajado junto ao pessoal da cidade de Ingá na defesa do sítio arqueológico daquela cidade. Não meu caro, você não perdeu a ponto extremo leste do continente americano. Mas do jeito que vc se expressa, é mais fácil vc perder a razão.
Porra sou de NATAL
paraibano é muito burro o reporter falou certo
CABO DE SAO ROQUE aqui no RN é o ponto mais perto da africa queira vc ou nao
Paraibano é tão burro que tem mais potiguar estudando nas Universidades de PB do que os próprios
Quem diz uma coisa dessa que é burro, se acha que é verdade.
Se seu comentário é esse, logo se vê que a característica "burro", citada por você, se aplica melhor ao emissor da mensagem do que ao receptor.
Falando tanta besteira assim, você deixa claro para todos nós quem é o ser de menor expressão.
Falando tanta besteira você nos deixa claro quem é o ser de menor expressão.
UNP, UERN, Unifacex são melhores que quaisquer universidade paraibana. Isso sem precisar falar da UFRN que é a melhor universidade no norte/nordeste/centro-oeste e disputa entre as melhores do Brasil, sendo uma das 30 melhores universidades da América Latina. PB e os paraibanos são ignorantes e manjadodores de p1k@ de carioca e paulista. Esse sujeitinho que fez esse posto é um bitolado. Se PB fosse tão foda assim, atrairia mais turistas estrangeiros e domésticos que o RN, que dispõe dos melhores e maiores leitos de hospedagem do país. Enquanto esse babaca ataca o RN, ele vai para tv e faz caravana incentivar o Frâmengo contra times do nordeste. PB, AM e ES são a Santíssima Trindade dos estados mais sem sal e baba ovo de carioca e paulista.
Postar um comentário