sábado, 15 de agosto de 2009

Perdemos o Ponto Oriental pro Rio Grande do Norte?



Indignado! Bastante indignado fiquei com uma matéria do Bom Dia Brasil (sexta, 13 de agosto) sobre os faróis das praias do Rio Grande do Norte. No meio da matéria, o competente (claro, sempre foi !) repórter da Globo Nordeste, Francisco (ou Fracixxsco como falam no Recife?) José dizia que a praia de Touros, no estado citado, é o “ponto mais extremo do Brasil, o ponto mais perto da África!”. Quase caí duro no chão da minha sala vendo aquilo. Como é? Quer dizer que o que aprendemos desde criança foi jogado no lixo? Desde pequeno que sei que a Ponta do Seixas aqui na nossa cidade é um dos pontos mais extremos do Brasil ao leste. Ao oeste é a nascente do Rio Moá ou Serra da Contamana (no Acre com o Peru), ao sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul e ao norte temos a nascente do Rio Ailã no Monte Caburaí em Roraima e ao leste, nós na Ponta do Seixas o ponto mais perto do continente africano.. Tá lá no wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil).
O Chico José, de Recife, tava tão perto que nem sabia!
Não é de hoje que os potiguaras tentam “roubar” nossas belezas. Sempre que vou à cachoeira do Roncador, em Pirpírituba, ouço dizer que sempre que guias turísticos de Natal vão lá levar seus guiados, dizem que a queda d´água mais famosa da Paraíba é deles, pode?
Não admito. O que é nosso tem e deve ser preservado. Que a praia de Touros pode ser considerada um extremo do Brasil, sim, pode. Lá é a curva do país, mas não o ponto mais oriental do Brasil, vejam a diferença no mapa acima que puxei do Google Earth (viva a internet!)
Como diria Fuba, somos a Porta do Sol sim!
Desde a virada do milênio, os potiguares, digamos, mais espertos, tentam nos roubar o título de extremo. Extrema falta de respeito a deles.Vamos parar com isso, minha gente, vamos defender o que é nosso com todas as letras e música: “Somos a Porta do Sol, desde país tropical, somos a mata verde a esperança, somos o sol do extremo oriental”
P.S. - Faça um teste: Digite Ponta do Seixas no Google e veja o resultado!

21 comentários:

Adriana G disse...

Um pouco mais de amor por esta terra já seria suficiente para que nenhum aventureiro tentasse lançar mão das nossas riquezas assim, tão impunemente e tão desavergonhadamente.

Carla Freire disse...

O Sol vai continuar a nascer primeiro em João Pessoa
Aqui dizemos que vozes de burro...não chegam aos céus

Anônimo disse...

Parabéns por defender nossa terra, mas eu li a matéria impressa do site do jornal e na fala dele, ele não fala em extremo oriental, mas sim no ponto do Brasil mais próximo da África, e por incrível que pareça é verdade. Pode medir no Google maps

Diogenes disse...

Ola,

Eu percebo dois pontos nessa matéria.
Primeiro a opinião de uma reporte, que pode estar errado, tudo bem, mas que esta sendo tratado com certo preconceito.

Acho desnecessário as ofenças se o intuito é defender o seu ponto de vita e a cidade de João Pessoa, cidade maravilhosa, que nós pernambucanos adoramos.

Quanto ao mapa que você postou, falta colocar onde fica a outra ponta, que é justamente lá em cima, mais próximo de Natal.

http://explorehorizons.weebly.com/uploads/1/7/8/2/1782907/mapa-mundi-mapa-mundo.gif

Anônimo disse...

Esses paraibanos é que são burros mesmos, moram numa terra maravilhosa, mas, as pessoas de lá não entendem nada....nem pra interpretar uma reportagem... é demais. Outro povinho ruim de serviçoé o carioca, se acham a bala por morar numa cidade linda, mas, a violência e a prostituição reina por lá...Igualmente é o povin de São Paulo se acham a merda e vivem a criticar os nordestinos, mas, quem construiu e contrói akela buça fomos nós nordestinos!!!! Ningúem tem humildade pra nada... Viva os estados mais carentes e discriminados, pois, estes sim merecem prosperar...
Povin de Sum Pulo vocês são SUDESTINOS!!!!!

FUCK OFF!!!

Luiz Guimarães disse...

Ok, você só esqueceu de analizar a costa africana e medir a distancia de Ponta do Seixas a Africa, que, apesar de ser o extremo leste do Brasil CONTNENTAL, não esta mais perto da Africa do que Touros, pois o recorte do litoral africano distancia-se de Ponta do Seixas. Portanto, do Brasil continental a Africa continental e mais perto de Touros do que de Ponta do Seixas. Outro fato e que, os arquepelagos são os extremos absolutos do Brasil. Sendo assim, uma ponta sem nome da Ilha do Sul do arguepelago de Martim Vaz e o ponto leste mais extremo do Brasil. Conclusão; Touros, no Brasil continental e mais a ponta mais próximo do continente africano, Ponta do Seixas e o extremo leste do Brasil continental e uma ponta sem nome da Ilha do Sul no arguepelago Martim Vaz e o extremo leste absoluto do terrtorio brasileiro. Reparem que são três coisas distintas. Vale!!! Luiz

Anônimo disse...

EXCELENTE COMENTARIO LUIZ.. PARABENS

Anônimo disse...

vc é um IDIOTA!!!

Anônimo disse...

ok , Luiz muito bem comentado , tava pensando como ia postar aqui sem atacar ninguem , pois achu isso muito errado somos todos brasileiros!!!

Sou Hallyson (PU7KDX) potiguar e tenho uma casa em touros , estou aqui hoje pq estou com um amigo fraças em minha kza e cheguei hoje de TOUROS, eu disse a ele q touros era a ponta mas proxima da africa , ele me disse q tinha escultado naum era .... então vim pesquisar ! e conseguir explicar tudo pra ele! brigado galera abraças de um Potiguar . sempre alerta!

Anônimo disse...

Realmente é uma pena que as pessoas tenham tanta dificuldade em interpretar um texto. O repórter dá a notícia certinha (o que nem sempre acontece), falando no PONTO CONTINENTAL MAIS PRÓXIMO DA ÁFRICA, e o cara lê PONTO MAIS ORIENTAL DO BRASIL. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E ainda se dá ao trabalho de cortar uma imagem de satélite e criar um blog, lamentável. Mas isso é fruto da nossa péssima educação, que não privilegia a leitura e interpretação de textos. Por isso é tão difícil pro "povo" passar num concurso público.

Anônimo disse...

Meu amigo nao entendi a sua reclamacao, vc diz uma coisa depois vem com outra... o reporter falou do RN que tem o ponto mais proximo da africa ou do ponto extremo oriente ? Todos nos sabemos que o extremo oriental fica na ponta do Seixas e que detem o segundo ponto mais proximo da africa... No RN existe o primeiro ponto que fica no Cabo de Sao Roque e o terceiro ponto que fica na ponta do Flamengo. Nao sei que aperreio seu eh esse em perder o titulo de extremo oriental mais proximo e falando dessa maneira assim raivosa dos Potiguares e dos Guias de Turismo ?! Trabalho com turismo e mando bastante gente para Natal e todos que voltam falam que o povo de Natal divulga muito a Paraiba e vendem o passeio a Joao Pessoa. O povo de Natal adoram os paraibanos .

José Câmara disse...

caro amigo,

Vc está confundindo o ponto mais a leste da América, no caso, a Ponta Seixas no Cabo Branco, João Pessoa,PB, com o ponto mais próximo da América à África e à Europa, no caso, a Ponta Gorda, no Cabo de São Roque, Maxaranguape,RN.
É uma questão física (passe uma simples régua entre os mapas) e não uma questão de usurpação.

Anônimo disse...

É o ponto mais oriental do Brasil, sim. Só não é o mais próximo da África.

Anônimo disse...

Concordo com alguns que comentaram aqui. Uma coisa é o ponto extremo Leste das Américas, outra é o ponto mais próximo do continente africano. Uma simples observação no google maps ou google earth pode desfazer essa dúvida. Acho também que o autor foi infeliz ao colocar essas pendengas bairristas. Eu mesmo, sou de Olinda - PE e adoro a Paraíba, vou a João Pessoa sempre que posso e sou engajado junto ao pessoal da cidade de Ingá na defesa do sítio arqueológico daquela cidade. Não meu caro, você não perdeu a ponto extremo leste do continente americano. Mas do jeito que vc se expressa, é mais fácil vc perder a razão.

Wanderlust disse...

Porra sou de NATAL
paraibano é muito burro o reporter falou certo
CABO DE SAO ROQUE aqui no RN é o ponto mais perto da africa queira vc ou nao

Anônimo disse...

Paraibano é tão burro que tem mais potiguar estudando nas Universidades de PB do que os próprios

JC disse...

Quem diz uma coisa dessa que é burro, se acha que é verdade.

JC disse...

Se seu comentário é esse, logo se vê que a característica "burro", citada por você, se aplica melhor ao emissor da mensagem do que ao receptor.

JC disse...

Falando tanta besteira assim, você deixa claro para todos nós quem é o ser de menor expressão.

JC disse...

Falando tanta besteira você nos deixa claro quem é o ser de menor expressão.

Anônimo disse...

UNP, UERN, Unifacex são melhores que quaisquer universidade paraibana. Isso sem precisar falar da UFRN que é a melhor universidade no norte/nordeste/centro-oeste e disputa entre as melhores do Brasil, sendo uma das 30 melhores universidades da América Latina. PB e os paraibanos são ignorantes e manjadodores de p1k@ de carioca e paulista. Esse sujeitinho que fez esse posto é um bitolado. Se PB fosse tão foda assim, atrairia mais turistas estrangeiros e domésticos que o RN, que dispõe dos melhores e maiores leitos de hospedagem do país. Enquanto esse babaca ataca o RN, ele vai para tv e faz caravana incentivar o Frâmengo contra times do nordeste. PB, AM e ES são a Santíssima Trindade dos estados mais sem sal e baba ovo de carioca e paulista.