quarta-feira, 17 de junho de 2009

Voltamos às Tribos?



As atitudes humanas hoje, em pleno século 21, estão muito estranhas quando se pensa na palavra futuro. Parece que estamos voltando ao passado no comportamento humano. Vejam só: viramos “tribais” isolados em “castas” criadas por nós mesmos e que não são poucas: tem a tribo dos “funkeiros” tribo dos “rockeiros”, tribo dos “reagge”, dos gays, dos intolerantes, dos tolerantes, dos mauricinhos e patricinhas, dos traficantes, dos “sem terra” , dos com (muita) terra, dos políticos, dos eleitores, do povo pobre, dos poucos ricos.Um sempre em oposição ao outro.

Em pleno século XXI, 9 anos depois da falha do Amargedom em 99-2000, quando o mundo ia se acabar, viramos tribos. As meninas quererem colocar um piercing pra se igualar as outras que já os tem, os meninos querem uma argola alargadora na orelha e uma tatuagem tribal (isso, tem até tribo pra tatoo), sem contar que tem a tribo do orkut, do msn, do blog, do twitter, do youtube... Do you nothing?

Nas relações humanas, quem é menos valorizado é justamente este ser de carne, osso e sangue. O que vale é a tribo, pois ou faz parte dela ou não. As pessoas estão com “Faixas de Gaza” particulares. É gay? Skinheads neles! É Palmeirense? Desce o pau do Corinthians! Deixou o carro “morrer” no transito? Entram em ação as tribos da buzina e do xingamento. Tolerância zero negativo. Até os indios tem tribo!! A tribo dos isolados.

Qual caminho seguir nos isolando dessa forma? Foi pra isso que corremos no tempo e na tecnologia? Foi pra isso que temos computadores de ultima geração e avanços com células-tronco? Pra negar o respeito ao outro que demorou tanto tempo pra ser conquistado?

Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho à tribo dos pombos.
Por isso, para ter visibilidade social, caro leitor, trate de arranjar logo uma tribo, antes que você fique assim como eu: Sem tribo e procurando o significado da palavra coletividade.

Um comentário:

Carla Freire disse...

Não estás só dando milho á tribo dos pombos,somos uns poucos, alguns,que fazem as mesmas perguntas que aqui colocas.....
voltamos ao professor Agostinho"Creio, primeiro, que o mundo em nada nos melhora, que nascemos estrelas de ímpar brilho, o que quer dizer, por um lado, que nada na vida vale o homem que somos, por outro lado que homem algum pode substituir a outro homem."
Antes sem tribo....do que acarneirado,seguindo um rebanho idiota num Mundo sem sentido.
Nós somos aquilo que pensamos....alguém falou
Parabéns amigo....gosto da escrita!