quarta-feira, 29 de abril de 2009

BLECAUTE É COISA DE CIDADE POBRE OU EM GUERRA (leia antes que as luzes apaguem!)


Acordei cedo, como sempre (pelas 3 da manhã) e notei um fenômeno (só posso chamar assim) na nossa cidade: em 12 horas tivemos o terceiro “blackout” (ou blecaute) demorado. Na terça (28) foram dois, um às 15 e outro às 20 horas e na quarta, mais um, de madrugada. Fazia tempo que não via tantos em tão pouco tempo e por tanta duração e isso é porque nesta mesma semana, a Energisa, nossa companhia de energia elétrica, estará realizando um evento internacional de cinema.
Não sou contra que se apaguem as luzes da cidade de forma ocasional ou técnica, posso até dizer que o segundo blecaute, o da noite, foi até interessante. Nunca tinha visto, do alto do décimo andar do Edf. Caricé, a cidade toda apagada assim, apenas com as luzes dos veículos. Deu pra ver (que ainda temos) um céu estrelado mostrando detalhes, as pessoas aqui no prédio, botaram cadeiras nos corredores e, à luz de velas, conversavam com a vizinhança. Eu “arranhei” meu violão e, enfim, ouvia-se o barulho do silêncio. Voltamos àquele ar de província que dizem que temos. Quando a luz voltou, foi aquele grito geral de alegria de quem já pode ir pra televisão ou de alívio tipo “espanta as almas”.
O terceiro blecaute aconteceu quando senti o ventilador parado de madrugada. O barulho do silêncio já era ensurdecedor, olhei na janela e já não tinha mais a luz dos veículos, a cidade estava um profundo “brêu”. Pensei na guerra.
Ednaldo do Egypto me dizia que em 1945, em plena segunda guerra, João Pessoa tinha as luzes desligadas para não atrair a mira dos inimigos nazistas, embora estivessem há milhares de quilômetros daqui. Igual a Paris, só faltavam as sirenes e as bombas caindo.
Mas acho blecaute coisa de país subdesenvolvido. A gente vende energia pra alguns países como é que falta na nossa cidade? Além disso, pense nos transtornos de três blecautes em 12 horas?? Elevadores não funcionam, internet também não, máquinas ligadas à pacientes nos hospitais são apagadas, rádios, liquidificadores, jornais, cinemas, TVs, tudo é nada! Até os celulares não deram alô.
Sem contar com o perigo dos meliantes que, se já usam a noite iluminada para agirem, imaginem com blecaute? Matutei também que poderíamos estar em plena crise energética, um apagão e a nossa empresa encarregada “mineiramente” não nos avisou. Mas foi um apagão quase geral, porque daqui do décimo andar dava pra ver algumas luzes lá pras bandas da zona sul da cidade. Depois foi explicado que foi um acidente.
Então me veio à cabeça um pensamento interessante com esse blecaute: Se você tem um computador de 10 G com 500 G de memória, ou um super som de última geração, ou ainda, uma TV de 55 polegadas, Full HD com um aparelho de Blue Ray conectados com cabos RCA banhados a ouro 18 k? Não lhe adianta nada se você não tem...eletricidade pra ligar tudo isso!

3 comentários:

PV-paulo vinicius disse...

Muito bom Cristovam !!!

Toni Carvalho disse...

Meu amigo pense num sufoco, Cristovam, vc esqueceu de comentar que ném pra ler dá, imagine as letrinhas hoje utilizadas nos livros, a luz de velas, na nossa idade fica um borrão ehehehehe. Valeu, energia é TUDO!!!

Marie disse...

kkkkkkkkkkkk valew D*+++kkkkkkkkkkk