sábado, 9 de maio de 2009

INTERNET É MUNDO DE NINGUÉM MESMO ou O “SONHO DE CAMPINA” VIROU PESADELO


Sempre tive a maior cisma com internet. Cisma autoral, diga-se de passagem. Não tem como você controlar uma obra sua dentro do mundo virtual. Muito difícil. Na época da guerra do Iraque, achei (não sei como) pelo Google uma charge minha num blog de um moleque em São Paulo. Ele tinha postado um monte de material sobre Osama Bin Laden e no meio estava uma charge minha (A Doce Infância de Osama...). Detalhe: ele tinha apagado a assinatura. Mandei um comentário reclamando, não da publicação, mas da falta de credito, mas não deu em nada.
Sempre digo pra amigas minhas “reboculosas” (gostosas, na gíria “brasa-mora” dos anos 60-70) que postam fotos de biquíni no Orkut... ” Cuidado!Isso vai parar em algum site pornô ou num catálogo on-line de garotas de programas! ”. Algumas me “ouvem” e tiram, outras não estão nem aí.

mais ou menos um mês, fiz uma brincadeira com o Tsunami e Campina Grande direto no meu Orkut, intitulado “Sonho de Campina Grande” (link: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=16004763381855508723&aid=1239766725).
Passei uma semana buscando fotos, fazendo montagens, criando textos, enfim, fazendo humor que é o que eu gosto. Publicado no Orkut, foi uma coisa danada de boa. Todo mundo adorou, elogios bacanas e tudo mais. Até alguns Campinenses me ligaram elogiando!! (fale de mal, mas fale!).

Uns dois ou 3amigos me pediram pra fazer um Power Point que de pronto autorizei, desde que dessem o crédito. Bom, enquanto tava no Orkut eu tinha um certo controle, depois que o Power Point foi feito, virou viral. Todo mundo comentando sobre o e-mail que tinha recebido meu.

Detalhe 2: Não mandei e-mail, nem fiz Power Point, mas a coisa se espalhou e lá, pela graça de um amigo de fé, constava meu nome nos créditos finais.
Até eu mesmo recebi e claro, orgulhoso fiquei com essa coisa se espalhando. Uma amiga recebeu em Portugal vindo dos EUA! (não temos controle de jeito nenhum). Só que agora eu recebi de um amigo o mesmo PPT sem a devida assinatura e esse meu amigo dizendo: “Olhe só o que fizeram em cima daquela sua piada do show”. Explico: Esse material sobre Campina já faz parte do meu show desde 2006 e eu resolvi ampliar e tornar um pouco mais “real” através das montagens no Photoshop.

Pois é. O que era meu, feito por mim ganhou o mundo e eu perdi a assinatura. Que coisa não? Isso é só pra dizer do cuidado que devemos ter com nossos originais na internet. Textos, desenhos, pinturas, fotos...Tudo! Todo cuidado é pouco, a menos que você não tenha cuidado com o que cria.


Conclusão: Não fico puto...Fico chateado. É uma pena que tenha gente desse nível. Mas,sabe? Se o cara copiou é porque tava BOM e se não colocou a minha assiatura é porque ele queria ter feito e não tinha talento para tal. É isso aí!

P.S – Se receberem um material PPT intitulado “Sonho de Campina Grande” sem assinatura, mandem um e-mail de volta dizendo que isso tem dono!