quarta-feira, 4 de março de 2009

A Política da Lapinha

A Paraíba tem certas coisas que não dá pra entender. Nenhum raciocício mais lógico do mundo consegue "sacar" de como a gente tem uma tendência a uma enorme "pequenêz", principalmente no campo político. Fabricamos aqui o que chemarei de "politica da lapinha" . Lapinha ou Pastoril é uma manifestação popular onde dois grupos procuram chamar mais atenção para capturar votos dos assistentes. Meninas vestidas de vermelho, ou encarnado, como queiram, disputam os votos, aplausos e algumas moedas contra outras meninas vestidas de azul. Lado a lado, mediadas pelo "velho" vão em busca cada grupo, do sucesso. É uma festa folclórica muito popular no Nordeste brasileiro. Pois é assim que sinto a política da Paraíba. Uma verdadeira Lapinha onde sempre há uma tendência de sempre termos dois (ou mais) grupos politicos. Mas geralmente dois. Senão vejamos: Braga X Burity , Burity X Ronaldo, Ronaldo X Maranhão, Maranhão X Cassio e agora estão dividindo um grupo politico que aparentemente estava até agora coeso. Querem uma nova gangorra: Maranhão X Ricardo.



Jornalistas, analistas politicos, adversários, todos agora, especulando contra o futuro do meu Estado, desejam o rompimento de duas pessoas que ao meu ver estavam juntas...Ou não estavam? Ou aquilo tudo era "fachada"? Aquela convivência, abraços, presenças em palanques e programas eleitorais de TV era tudo "falso"? Se for, não entendo mais nada. Na hora em que o Estado precisa crescer com governo estadual e a principal cidade, a capital João Pessoa, em possível união tudo vai por água abaixo? Ah, Camará!Camará! A gente sabe no que isso vai dar!



Com governos initerruptos do mesmo partido o Ceará hoje é uma potência, Pernambuco vive momentos de enriquecimento visível pela junção de partidos até mesmo desalinhados poiticamente. Um depende do outro e os dois fazem o todo crescer.



Que pena ver a minha Paraíba outra vez entrando numa gangorra. Não merecíamos isso. Maranhão já foi governo por 8 anos, Cassio quase isso, não era a hora de apostar no novo? E o que é o novo na política da Paraíba senão o modelo da gestão que a prefeitura da Capital engrenou como nunca se viu nos últimos 30 anos?? Porque não dizer SIM a quem está trabalhando com afinco, dedicação e amor pela causa do povo? E quem tá fazendo isso de verdade, com as contas limpas, sem aquela "sujeira" habitual das nossas "politiquinhas" de quintal é Ricardo, ou eu estou errado? Estou vendo a auto-estima se levantando de novo na cara do povo da Capital.Isso é novo, isso orgulha a gente.



Está ná hora de aprendermos a dar as mãos, antes que seja tarde demais pra nossa velha Paraíba, ou então, seguir esse projeto novo, de ver as coisas com outro tratamento político, de ver escolas funcionando, hospitais, creches, enfim...O que realmente NOVO aconteceu na nossa cidade e porque não, se aliar ao NOVO e fazer com que o Estado cresça??



A Paraíba de Ariano, Zé Ramalho, Elba, Chico Cesar, Augusto dos Anjos, Zé Lins, Nêumane, Anayde e tantos outros é muito maior do que as picuínhas. Pensem nisso!



Vamos repensar as atitudes, cavalheiros!


PS - A outra novidade é o prefeito de Campina Grande, mas confesso não acompanhar de perto o seu trabalho, enfim, daí não opinar. Portanto, se existe "sangue novo" na política da Paraíba, vamos abrir as portas pra esse povo, minha gente!